domingo, 9 de março de 2014

Memória olfativa

Esta semana fiz, pela primeira vez, um prato que a minha avó nos fazia em pequenos. Era um prato típico para a criançada, em dias de jantares de família.
A sensação de abrir o forno e de lhe sentir o cheiro, fez-me recuar anos e anos atrás.
Coisa estranha, esta, da memória olfativa e da capacidade de sermos recordados através dos nossos cozinhados. Naquela noite, a minha avó esteve na cozinha connosco.

Aqui fica a receita, porque sei que podem gostar.
Fica muito em conta, e faz-se com ingredientes que normalmente temos em casa, e claro, feito por mim já se sabe tem de ser super-rápida:
Pão fatiado (a minha avó também fazia com pão de leite, ficava uma delícia, eu fiz com um pão integral com sementes que não me saiu muito bem na máquina, e ficou óptimo também)
Queijo flamengo
Fiambre
Molho béchamel
Leite
Fatias de pão molhadas em leite no pyrex, camada de queijo e fiambre por cima, formam-se camadas alternadas, e no fim molho béchamel e queijo por cima e forno com ele.
Um sucesso.

7 comentários:

Naish disse...

Que bom. A L que gosta de quase tudo, não toca em molho branco/bechamel...

Cartuxa disse...

O L, por sua vez, adora bechamel mas não consegue engolir puré seja do que for! Fantástica, a nossa m emória, seja olfativa ou auditiva, seja qual for...

Mary QA disse...

Diz que tb fica bom sem o molho branco, apenas com uma boa camada de queijo por cima ;)

P. disse...

Que boooom!!! dos meus pratos preferidos e que a nossa mãe seguiu a sua mãe.
Claramente prato para fazer em casa.
E o F vai adorar certamente, todos os ingredientes e a espessura são do seu agrado!

Monja Beneditina ( que também é mãe) disse...


É por estas ( e por outras) que eu estou viciada neste blog. É completamente imprevisível! Hoje, a propósito de um prato, cuja memória olfactiva(mas parece que,acima de tudo emocional e afectuosa) vos é comum, avançam todos com a possível reacção das respectivas crias ao dito. É extraordinário o que nos fazem os filhos, não é? O comentário de P. é encantador: " os ingredientes e a espessura"!!

Madalena de Proust disse...

Esse prato cá em casa já serviu de bolo de anos! E esta, hein! No 1 ano ou 2 anos da Ziza ao jantar cantámos os parabéns com direito a vela no clássico prato de sobras do lanche de anos!

Tella disse...

como a MAdalena do Proust! és uma intelectual pá!